Em 2019, a Fundação Allan Kardec realiza o VI Simpósio FAK e comemora 40 anos de sua fundação. Para apresentar o evento e suas formas de participação, a FAK lancará o VI Simpósio de 4 a 8 de Junho, durante a abertura dos estudos doutrinários.
Boletim Informativo
1. Dados de identificação
Evento: VI Simpósio FAK
Tema: Espíritas na Amazônia: suas buscas nas realizações do passado e do presente, e nas motivações para o futuro.
Período: 24 a 27 de outubro de 2019
Local: Fundação Allan Kardec
Público alvo: Trabalhadores da FAK e estudiosos da Doutrina Espírita de quaisquer instituições do Movimento Espírita da Amazônia que se sentirem motivados a compartilhar seus conhecimentos e experiências.
2. Apresentação
O Simpósio FAK, iniciado em 2009, consolidou-se como um evento ordinário bianual da Fundação Allan Kardec – FAK, o qual visa a abrir um espaço de compartilhamento de conhecimentos obtidos por meio da realização de pesquisas sistematicamente aprofundadas a cada edição[1].
A partir do tema central “Espíritas na Amazônia” são desenvolvidas pesquisas visando trazer à tona “suas buscas”, tanto “nas realizações do passado e do presente” como “nas motivações para o futuro”. Essa abordagem é uma atualização do que antes era tratado como “origens”, “realizações” e “compromissos” do movimento espírita amazônida, pois o foco deixou de ser o movimento em si, passando a ser os espíritas e o móvel de suas buscas no ontem, hoje e suas intenções em relação ao futuro. Sob o eixo “origens”, busca-se revelar a identidade dos trabalhadores pioneiros e as características de suas atuações em um movimento espírita iniciante no seio da Amazônia; sob o eixo “atualidades”, busca-se refletir acerca das atividades realizadas em passado recente e na atualidade, visando a ensejar a troca de experiências e aprendizados; sob o eixo “desafios futuros” busca-se investigar percepções sobre como efetivar o conhecimento espírita em prol da transformação moral dos indivíduos e das coletividades, incluindo o realce das propostas originais do Cristianismo.
Sendo um evento da agenda interna institucional, o simpósio tem como destinatários fundamentais os próprios trabalhadores e estudantes da casa. Porém, pela natureza e propósitos do mesmo, sua realização constitui-se em oportuna ocasião para participação de outros interessados. Nesse sentido, a agenda de temas passa a comportar, de forma natural, a participação de qualquer integrante de instituição espírita, de qualquer estado amazônico, sendo todos bem-vindos, sem restrições, como ocorre com todos os eventos da instituição, pois entende-se que a troca de conhecimentos e experiências fortalece a ação conjunta no bem e fortalece a união em torno do ideal espírita.
Para a instituição em si, o simpósio tem sido um instrumento viabilizador do acesso às matrizes espirituais do planejamento institucional, por meio da pesquisa séria e sistematizada focada nas necessidades de adequação da instituição, frente aos compromissos de seus trabalhadores. Os artigos elaborados passaram a ser entendidos como notícias do planejamento espiritual, produzidas pelos próprios trabalhadores, passíveis de serem utilizadas como fonte de informação para avaliar a harmonia entre o planejado (projeto espiritual) e o realizado (ações no plano físico). Os resultados concretos das pesquisas e análise geram subsídios para aperfeiçoar a realização de suas atividades e para descortinar melhor os compromissos da instituição perante o Movimento Espírita e a sociedade em geral nas terras amazônicas.
Em decorrência dessa percepção, entendeu-se oportuno estabelecer como um dos frutos do simpósio identificar, por meio da investigação de toda a produção já realizada, os efeitos virtuosos na comunidade interna, no sentido de ampliar a vivência da solidariedade fraternal orientada pelo Cristo no “amemo-nos uns aos outros”, que obviamente, sendo a mensagem essencial, haverá de ser o maior objetivo no planejamento espiritual de qualquer instituição cristã na Terra.
O Simpósio tem como compromisso identificar, por meio da investigação de toda a produção já realizada, os efeitos virtuosos na comunidade interna, no sentido de ampliar a vivência da solidariedade fraternal orientada pelo Cristo no “amemo-nos uns aos outros”, que obviamente, sendo a mensagem essencial, haverá de ser o maior objetivo no planejamento espiritual de qualquer instituição cristã na Terra.
Este é um chamado à participação no VI Simpósio FAK – Espíritas na Amazônia: suas buscas nas realizações do passado e do presente, e nas motivações para o futuro. O Simpósio será realizado de 24 a 27 de outubro de 2019 na Fundação Allan Kardec. É um convite para você trabalhador da FAK, estudante da Doutrina Espírita de qualquer instituição do Movimento Espírita da Amazônia que se sentir motivado a compartilhar seus conhecimentos e experiências no ano que nossa casa completa 40 anos de presença nessas terras.
3. Objetivos
- Ensejar oportunidade aos participantes para experimentarem o sentimento de união baseada no estudo e vivência dos postulados da Doutrina Espírita;
- Realizar, de forma regular, pesquisas sobre as origens, as atualidades e os desafios futuros dos espíritas nas terras amazônicas;
- Possibilitar espaço para que qualquer trabalhador espírita atuante na região amazônica possa compartilhar suas visões com outros interessados no mesmo tema;
- Trazer à tona informações, frutos das pesquisas, que possibilitem acessar continuamente o planejamento espiritual da instituição e compreender seus compromissos com a disseminação do Evangelho de Jesus à luz do Espiritismo, nas terras amazônicas.
4. Formas de Participação
Há três maneiras de participação no simpósio: simposista participante, simposista colaborador e simposista expositor. A colaboração de um simposista para o evento pode se realizar em qualquer equipe de apoio deste simpósio (ver as equipes de apoio na Seção 8). O simposista expositor é aquele que apresenta, durante o evento, um trabalho de estudo. Os Trabalhos de Estudos são caracterizados por serem produções, envolvendo pesquisas e reflexões sistematizadas, escritas em formato de acordo com a modalidade escolhida (ver mais detalhes no Apêndice 02 – Chamada por Trabalhos).
A participação de todos somente se efetivará mediante a inscrição no Simpósio. Na Ficha de Inscrição serão solicitados os seguintes dados: nome completo, nome para crachá, telefone, endereço eletrônico, nome e endereço da casa espírita que frequenta. As inscrições serão feitas de forma eletrônica diretamente no site da FAK: www.faknet.org.br. Todas as inscrições serão gratuitas.